terça-feira, 28 de setembro de 2010

Histórias

Uma das coisas mais admiráveis na música regional do Rio Grande do Sul é o fato de, em muitas das composições, existir uma história a ser contada. Geralmente ocorre com os "romances". Em outra postagem, a Juh Feltrim já citou os romances do Mariano Luna e Rosa Flor, de Jairo Lambari Fernandes - essa não é apenas uma música, mas uma verdadeira saga de cinco canções que contam a história do casal desde quando se conheceram até o nascimento e crescimento dos filhos, e ainda há continuação a ser lançada.

O Romance de Baile do Pirisca Grecco é outro exemplo que dá pra ser citado. Uma historieta de uma noite, com inicio-meio-fim, ainda que o fim não seja lá muito feliz.



Mais além disso, das histórias que são contadas, o que chama a atenção são os fatos e personagens reais que são relatados nestas histórias. No novo CD do Fabiano Bacchieri, Saludo, há uma música chamada Não Era pra Ser. A letra narra um fato ocorrido com a filha de Bacchieri quando ela era bem pequena, por volta de um ano e é bem emocionante.

Geralmente quando a letra traz um ou mais nomes próprios de pessoas, cita um lugar específico, até pelo de cavalo singular, é porque esse é um fato 'assucedido' transofrmado em poesia e música pelos artistas. Vale a pena dar uma conferida na origem da letra quando isso ocorre, pra ficar sabendo mais sobre aquilo que se está ouvindo, a verdadeira procedência da cantiga.

Dá pra ficar um dia inteiro, até mais, citando músicas que conte histórias reais - até porque, a inspiração dos compositores vem de coisas que acontecem, da vivência de cada um, seja campeira ou linha livre.

Mas pra finalizar, vou deixar um exemplo que deixa bem claro o que eu tô tentando dizer há uns parágrafos: o Romance do Mascarado, de Rogério Villagran, com video e tudo porque o negócio aqui é flor e truco!




Saludo, indiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário