quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Etapas finais do Freio de Ouro 2010 começam hoje!


Foto: Juliana Spanevello
Hoje ocorre a primeira etapa do prova do Freio de Ouro de 2010, a de Morfologia.
Nesta fase o ginete tem o papel secundario. Os 48 machos e 48 fêmeas classificados para o Freio de Ouro deste ano, precisam convencer s jurados de que tem algulações perfeitas, capazes de potencializar todos os movimentos exigidos na competição. André Luiz Narciso Rosa, um dos jurados das fêmeas, explica que anota da morfologia é dada a partir da qualidade de uma série de quesitos avaliados, que são eles: Aprumos; retangularidade; leveza de frente; firmeza de linha superior e potência dos posteriores.
A nota mínima para receber a confirmação é 5. O 10, que sera a nota maxima, não costuma ser dado. As avaliações mais altas têm ficado na casa do 8,5. Rosa lembra que o último 9 foi dado em 1986, para o cavalo BT Sargento, que se sagrou campeao entre os machos do Freio de Ouro daquele ano.  Outras 8 provas funcionais serão realizadas como parte da competição.

Foto: Juliana Spanevello
Antes do início da competição, problemas físicos três animais a abandonar a prova: TJ Nhacorá, da cabanha Santa Maria, que será substituida por Bimbarra Liberal, da Cabanha Liberal, Zamba do Capão Redondo, da Cabanha Capão Redondo será substituída por KT Natalina, da Cabanha KT. TJ Nhacorá e Zamba do Capão Redondo encerram a carreira de atleta e serão preservadas para reprodução.
O cavalo Ibirapuitã do Itapororó, do Condomínio Ibirapuitã tambem será substituido por Guapuruma El Payador, da Estância Guapuruma.

As provas de morfologia, andadura, figura, mangueira e campo que antecedem a grande final do Freio de Ouro, a ser realizada no domingo, dia 29, poderão ser acompanhadas ao vivo pela internet. Os eventos serão transmitidos em tempo real através do C2Rural ( http://www.c2rural.com.br/ ).

Programação:

26/08 - quinta
14h - Prova de morfologia

27/08 - sexta
08h - Provas de andadura, figura, VSP e esbarrada (fêmeas)

27/08 - sexta
13h - Provas de andadura, figura, VSP e esbarrada (machos)

28/08 - sábado
08h - Prova de mangueira

28/08 - sábado
14h - Prova de Campo

A grande final será transmitida ao vivo pelo Canal Rural no domingo, dia 29/08, a partir das 12h, e também poderá ser acompanhada pelo site www.canalrural.com.br/freiodeouro



No domingo, dia 29 à tarde, vez da grande final do Freio de Ouro, o Canal Rural exibe pela TV e pela internet ( www.canalrural.com.br/freiodeouro ) a cobertura completa da maior competição do cavalo crioulo.

*Fontes: Jornal Zero Hora, 26 de Agosto de 2010 e www.canalrural.com.br


Classificados: http://www.clicrbs.com.br/swf/expointer2010/index.html


E já que estamos falando de Freio de Ouro trago uma curiosidade aqui.
O ginete Guto Freire é o novo recordista de montarias do Freio de Ouro, com sete cavalos e cinco éguas para apresentar na finalíssima! Tá ai uma foto do ginete e os meus parabéns ao seu trabalho que certamente é muito bom!


Guto Freire


É isso, adorei fazer esse post, além de trazer aqui pra vocês, aprendi bastante!
Gracias à Juliana Spanevello que me 'emprestou' as fotos que ela tirou no Freio de Ouro, e que ficaram LINDAS! Dá uma passada la no blog dela http://www.julianaspanevello.blogspot.com/ que tem um monte de fotos lindas que ela tira e tem talendo a guria, hehehe, Beijos Ju!

E dois mil besos aos leitores!
Esse blog me deixa cada dia mais feliz!
Ju


Obs: Se usar este post favor colocar os créditos:
*Fonte:  http://www.galpaocampeiro.blogspot.com/   - Juliana Feltrin

Nenhum comentário:

Postar um comentário