quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vencedores do 3º Laçador do Canto Nativo - ninguém ataca Pirisca Grecco!


Bueno indiada, tô chegando despacito aqui neste GRANDE blog da querida Juh Feltrin pra dar uma colaborada, conforme ela me pediu. Por isso, antes de mais nada, quero dar um grande Gracias pra Ju e reafirmar a admiração que tenho pelo blog e pela iniciativa dela - eu mesmo já iniciei uns quantos blogs mas não tive GARRÃO pra mantê-los ativos. Talvez meu negócio seja na colaboração 'de vez em quando' mesmo.

Mas bueno, que não me chamaram aqui pra ficar de trovinha, então vou falar de uma côsa de fundamento. Ontem, em Porto Alegre, ocorreu a final do 3º Laçador do Canto Nativo, o festival nativista da Capital. As classificatórias ocorreram na segunda-feira (13) e terça-feira (14). O festival aconteceu na Casa do Gaúcho, um baita salão de show ajeitado que fica dentro do Parque Harmonia, que é onde acontece o Acampamento Farroupilha.

A grande campeã do festival foi a composição "Quem Eles São", letra de Carlos Omar Vilella Gomes e Pirisca Grecco. O intérprete foi o próprio Pirisca, que tá a toda pata ganhando festival tipo bicho: de julho pra cá, interpretou as composições vencedoras da Coxilha (Cruz Alta); Moenda (Sto. Antônio da Patrula) e Canto Farroupilha (Alegrete), além do Laçador.


Pirisca Grecco: quatro festivais em dois meses


A poesia de Quem Eles São é realmente muito bonita, fala basicamente sobre as amizades, mas complicado explicar, tem que escutar mesmo pra saber. Eu ouvi três vezes durante o festival e tô loco que saia o CD ou algum vídeo com a música pra poder ouvir mais vezes. Além de melhor música, a composição levou os prêmios de melhor melodia e melhor letra. Pra dar uma amostra do pano, aqui vai o refrãozito, que eu consegui decorar nomás:

"Vem
das ruas e canções da minha infância...Vem
dos sonhos e paixões dos tempos moços...Vem
de um mundo que soube aceitar os meus tropeços...
meu coração sabe quem eles são"

Outra canção a ser destacada é a finalista "Simplesmente Interiorano", letra de Juca Moraes e Piero Ereno interpretada por Flávio Hansen. Quem vive em Porto Alegre mas sente falta da vida no Interior com certeza se identificou com a música, que levou o prêmio na categoria "Melhor tema sobre Porto Alegre".

O show de encerramento do Laçador do Canto Nativo foi do gigante Luiz Marenco, que apesar do atraso empolgou a paysanada presente com repertório cheio de sucessos.

VENCEDORES:

-1.º lugar: Quem Eles São, de Carlos Omar Vilella Gomes e Pirisca Grecco, com Pirisca

-2.º lugar: Por Ti, com Maurício Barcellos, que também foi o intérprete

-3.º lugar: Vencendo a Morte no Passo, de Zeca Alves e Juliano Moreno, com Juliano Moreno e Ângelo Franco

-Melhor intérprete: Robledo Martins, em Referência, de José Carlos Batista de Deus, Eduardo Munhoz e João Bosco Ayalla

-Melhor instrumentista: Acordeonista Samuca

-Melhor arranjo instrumental: A Lembrança, de Fabricio Marques e Cícero Camargo, com Raineri Spohr

-Melhor arranjo vocal: A Palavra Terra, de Jaime Vaz Brasil, Adriano Sperandir e Cristian Sperandir, com Adriana Sperandir

-Música mais popular: Regalo, de Mateus Lampert e Matheus Ribeiro, com Matheus Ribeiro

-Melhor letra: Quem Eles São, de Carlos Omar Vilella Gomes e Pirisca Grecco, com Pirisca

-Melhor melodia: Pirisca Grecco, por Quem Eles São

-Melhor tema sobre Porto Alegre: Simplesmente Interiorano, de Juca Moraes e Piero Ereno, com Flávio Hansen

Um comentário:

  1. Parabéns por este blog, trabalho com divulgação de Bailes, Rodeios e Shows pelo litoral catarinense, e de vez enquando é bom ficar bem informado nesses assuntos.... nota 10, conheça depois o nosso site www.tchenafesta.com.br ABRAÇO!

    ResponderExcluir